quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sistema de Votação - Critérios III

Oi, oi, oi, finalizando agora a explicação dos critérios \o/

Vozes ao fundo: Quais são mesmo os critérios, Ilía?

1) Evolução;
2) Coerência;
3) Originalidade ^.^

É importante deixar claro que os critérios não têm pesos diferentes, eles valem exatamente a mesma coisa. Porém, pessoalmente, eu acho a originalidade o mais importante numa fic.

Para mim, a fic pode ser um pouco confusa e não fluir muito legal, mas se me surpreender, entra nas favoritas.

Gostos a parte, que não têm nada a ver com esse post, vamos tentar definir o que seja a originalidade.

Originalidade é criar algo novo, experimental, explorar os personagens de uma forma inusitada, sob um enfoque que ninguém nunca deu.

Fica difícil explicar teoricamente, né? @_@ Querem um exemplo? Pois muito bem, vou retomar a historinha tosca do post anterior (que pelo jeito fez sucesso XD):
Anos depois...

Olhou para os lados naqueles corredores escuros e austeros. Tudo naquele lugar parecia contrário ao que pregavam, mas as pessoas que o mantinham eram os "entendidos", não ele, um reles ex-soldado que apenas sabia combater.


Pior do que estar ali por algumas horas, no entanto, era saber que o outro não poderia sair dali tão cedo, ou mesmo, se saísse um dia.


O enfermeiro que seguia parou frente a uma porta e, depois de alguns segundos, virou para si dizendo que ele poderia entrar.
Agradeceu com um gesto de cabeça. Sentia-se exasperado demais para poder cumprimentar propriamente o outro homem, mesmo que sentisse nele educação verdadeira.

Entrou no consultório, vendo o médico com as mãos cruzadas e apoiado na mesa encará-lo com a frieza profissional que estava acostumado que emanasse daquele senhor sisudo de meia idade.


"Ele piorou pelo jeito." Comentou Duo ao sentar-se na cadeira oferecida para ele.

"Não encare as coisas dessa forma, senhor." respondeu o médico "Ele teve uma crise ontem, nada mais."


"Nada mais? Doutor, eu sei que o senhor está acostumado a todo tipo de desgraça, eu também já vi muita coisa, mas não agüento..." sufocou suas palavras. As visitas à clínica eram estressante demais, pois geralmente eram relacionadas a problemas.

"Entendo... ele foi sedado. Gostaria de vê-lo de qualquer forma?"
"Por favor."

Chegaram ao quarto em que Trowa dormia como se estivesse morto, mal via o peito dele mexer pela respiração. Ainda por cima, o antigamente charmoso moreno de olhos verdes tinha mãos e pés amarrados para sua segurança e a de terceiros.


Em várias partes dos braços dele, Duo notou curativos recentes que ainda vertiam um pouco de sangue. O psiquiatra lhe explicara que durante o acesso de fúria, Trowa mordera os próprios braços, ferindo-se em vários pontos. Tocou os curativos com as pontas dos dedos. Nenhuma reação, nem mesmo de dor.

Quando se viu sozinho, deixou as emoções aflorarem. Culpava-se por as coisas terem chegado àquele nível. Por que fora tão cego e não notara os sinais?

Contudo, um diagnóstico de transtorno do estresse pós-traumático não era de se admirar.
Mas daí a se tornar alguma coisa mais séria nunca havia lhe passado pela cabeça. Afinal, tanto ele próprio quanto Trowa eram ex-pilotos gundam que foram jogados ainda muito cedo numa guerra.

Depois de alguns anos já se sentia mais confortável em ter sido um mero peão naquele intrincado jogo de poderes, pois
ele, bem ou mal, conseguia falar a respeito do assunto enquanto dividiam a mesma casa e a mesma cama. Porém, Trowa parecia guardar tudo para si os fatos e absorver também os problemas do amante.

Com o tempo, foram se distanciando. Um tanto desorientado com seu relacionamento, encontrou em Quatre a abertura e o desejo que vinha procurando , em vão, no latino-europeu depois de tantos anos.


Quando saíra de casa para morar com Quatre, achava que o moreno reagira muito bem, afinal, parecia mesmo ter entendido suas razões.


Duo havia se mudado para L4 e havia anos que mantinha uma relação estável, quando recebeu um telefonema da Terra perguntando se conhecia um Trowa Barton.

Escutou uma voz masculina esplicar os detalhes do telefonema. Ia horrorizando-se a cada palavra, sua pressão sangüínea baixou, inclusive, mas se manteve firme até ouvir o fim da notícia e não esmoreceu até chegar à Terra.


Após os vizinhos terem chamado a polícia por causa do barulho de tiros, seu ex-namorado Trowa fora encontrado na casa em que viveram, completamente despido, com uma aparência macilenta de quem estava doente, talvez por claramente se constatar desnutrição.

Ele tinha um revólver descarregado em mãos e na frente dele um real doll (1), com uma longa peruca castanho clara trançada, jazia deitado no chão com várias balas incrustadas no peito e na cabeça. Mais bizarro ainda era que o boneco estava amordaçado e amarrado.


Desde então, Duo era chamado a todo instante pelos médicos, pois Trowa não tinha qualquer outra pessoa que se responsabilizasse por ele. Mesmo Heero e Wufei havia se recusado terminantemente, pois já tinham problemas demais em suas vidas e famílias para arcar com mais um peso desses.

Por sorte, Quatre se dispusera a pagar o tratamento, mas aquela situação já começava a desgastar o namoro deles...

O americano passou a mão desarrumando os cabelos lisos onde outrora havia uma franja excêntrica, mas nunca o encontrava pessoalmente ou sem que ele estivesse dopado, pois Trowa nutria verdadeiro ódio por si.


Não havia o que fazer. Queria acreditar na idéia de cura, mas a cada dia perdia ainda mais as esperanças que ele voltasse a si um dia.


FIM

(1) Real Doll = é quase uma boneca inflável, pois serve para os mesmos fins, mas é feito para realmente parecer uma pessoa - é um Ken/Barbie gigante e com órgãos sexuais.
Entenderam mais ou menos o que eu dizer?

A originalidade pode ser uma quebra de expectativa como eu fiz com a historinha de ontem e hoje, pode ser aprofundar os pensamentos de um personagem que geralmente é tachado de esquentado, como o Wufei, mostrar o lado humano de um vilão, como o Treize, etc.


Em suma, posso dizer que a originalidade é a surpresa que o leitor tem em resposta ao texto que leu.

Aproveitando o ensejo, percebam que essa segunda parte tem alguns problemas de evolução, já que tem muitas informações em pouco tempo, mas nada drástico. Entretanto, o que esperar de um texto de menos de 05 páginas? XD Por isso o limite mínimo era 12 \o/

Espero que tenha ficado claro, um beijão a todos e:


DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! DOIS DIAS! @_@


Ilía

PS: E aí? A originalidade salva ou não salva um texto tosco? xD

Um comentário:

  1. é... originalidade salva um texto tosco xDD


    e só faltam 2 dias!!!
    ai meu são yaoi /o\

    ResponderExcluir