terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dúvidas que Vão Surgindo – Parte IV

1) Ilía, a fic tem que ser betada/revisada, mas eu não tenho beta, o que eu faço?

2) Ilía, eu tenho beta, mas ela é da Organização! /o\ (Leia-se minha beta é você ou a Illy).

3) Ilía, você tem como disponibilizar betas para a gente?



Acho que eu posso responder a todas essas perguntas eu um único texto.

Realmente eu entendo a preocupação. O trabalho do beta é de construir a fic junto com o autor. Um beta pode modificar a fic por completo, claro, para melhor ou para pior, não é verdade?

Por isso mesmo, tem que ser uma pessoa de confiança e que você saiba que os problemas no texto que ele apontar não são uma crítica pura e simples para derrubar o seu trabalho, mas porque quer ver a fic bem escrita e coerente.

Muitas vezes o beta surge também como o ombro amigo para as horas de insegurança, o famoso: Será que tá bom? Será que o pessoal vai gostar? Não deixa de ser uma forma de avaliar em primeira mão a qualidade da sua fic.

E até mesmo, tem horas que o beta já sabe mais da fic que você autor (né, Illy? XD *Ilía abraça a própria beta*) e te chama atenção para detalhes que não se encaixam bem ao que você escreveu antes.

Daí, repito, eu entendo a preocupação que a falta de uma beta causa.

Agora, para o nosso Desafio, a fic não necessariamente precisa estar betada, ela pode estar simplesmente revisada.

Eu devo estar escutando alguém gritando aí do outro lado do PC: o quê? O_O Depois desse discurso todo você diz que para o Desafio NÃO PRECISA de betagem? Essa menina enlouqueceu?

Calma, deixa eu explicar devagarzinho.

A fic precisa, sim, de revisão, tanto que se não fosse assim não seria uma regra lá do edital, mas não é imprescindível betagem.

Qual é a diferença? É fácil, a revisão é algo mais simples, não deixa de ser apenas uma correção do texto, nada muito profundo, apenas uma olhada atenta para procurar erros mais visíveis e contradições perceptíveis logo de cara.

Ninguém gosta de pegar um texto cheio de erros e, por mais que português NÃO seja critério de avaliação, isso não quer dizer que o público irá gostar de ver uma fic de escrita problemática. Daí a necessidade de revisão.

Estão entendendo onde eu quero chegar?

É o seguinte: a betagem não é obrigatória, mas é obrigatório que você corrija sua fic!

Acho que ninguém aqui é professor de redação, mas todo mundo deve usar uma escrita correta e clara.

E antes que eu comece a dar uma de Tia Érika (minha professora de redação que infernizou meu segundo grau, mas eu hoje escrevo razoavelmente bem por causa dela e de Tio Silvio – outro profs), dêem uma conferida nos links abaixo:

Nyah Fanfiction - Aulas de Português (adorei essa iniciativa do Nyah)

Professor Pasquale - Dicas (quem não lembra do “Nossa Língua Portuguesa”?)

E muito importante: confiram a fic no corretor de texto do Word/BrOffice/JavaOffice/GoogleDocs!

É geralmente aquele botãozinho que tem escrito “abc” e no Word (o que eu uso), basta apertar a tecla “F7” do seu teclado, ele corrige alguns dos erros mais comuns de gramática também.

Fora que, se o Word (meu caso) não reconheça a palavra e você tem certeza de que ela está certa, recorra ao Aurélio On-line:

Dicionário Aurélio - On-line

Putz, Ilía, quanta coisa óbvia! E você ainda não arespondeu às perguntas!

De fato, mas escrever corretamente é difícil e todo mundo deve usar de toda a ajuda que conseguir, ainda mais se decidir que é melhor fazer tudo sozinho.

Então, depois dessa introdução um tanto longa, vou responder às perguntas com mais rapidez:

1) Você não tem beta e não confia/conhece alguém para pedir ajuda, mas tem todos esses recursos que eu acabei de colocar aí em cima.

Eu já lancei capítulos sem qualquer tipo de revisão/betagem e conheço pessoas que fazem isso também e nem por isso nossos textos ficaram coisas execráveis e que mereciam ser deletados sumariamente.

Leia seu texto com cuidado e depois de alguns dias, leia de novo, isso já ajuda a não cometermos uma série de errinhos bobos e chatos que acometem todo mundo.

2) Se eu ou Illy somos suas betas, infelizmente não poderemos ajudar como betas/revisoras.

Eu e ela sabemos quem está participando do concurso e uma das nossas regras é o anonimato para não acontecerem privilégios.

Se eu ajudar, não deixa de ser um favorecimento, o que é injusto com os outros participantes.

Pense com carinho em chamar outra pessoa ou corrigir sua fic sozinho (a).

3) Disponibilizar betas eu não posso, mas posso pedir com esse post que alguém que não queira participar do Desafio competindo com uma fic, mas que ainda assim queira ajudar, se habilite a ser beta/revisor dos autores concorrentes.

Quem quiser ser beta/revisor fale comigo que eu faço um outro post aqui com seus nomes e contatos, daí vocês (autores e voluntários) acertam os detalhes entre vocês mesmos.



Acho que era só… vou parar por aqui que esse post está enorme.

Bjão a todos e bom fim de carnaval, juízo, viu?! XD

Ilía

Nenhum comentário:

Postar um comentário