segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sistema de Votação - Critérios I

Pois bem, gente, estamos mesmo na reta final, das 04 fics a serem analisadas só está faltando 01!!! \o/

Agora, vamos lá, como eu já disse, no edital constam 03 critérios de avaliação a serem considerados pelo público:

1) Evolução;
2) Coerência;
3) Originalidade

Hoje eu vou falar apenas do conceito de Escola de Samba, ou seja, o que é a Evolução?

Já nos diria Darwin que a Evolução é a mudança gradual de características hereditárias de uma geração para outra. Quando se trata do texto, não é muito diferente.

Vamos dizer assim, o texto tem que fluir legal, pois, a Evolução é justamente a mundaça gradativa do enredo que levam o leitor do início ao fim sem sequer sentir que está lendo ^.~

Sabe quando a gente começa a ler alguma coisa e parece que 50 páginas depois ainda é tudo igual? Ou quando começamos a ver um texto que dá saltos gigantes no tempo e ficamos com aquela sensação de que tá faltando algo?

Isso gente, são problemas de Evolução. Tanto quando o texto emperra; quanto quando o texto dá saltos que a pessoa fica @_@

Um bom exemplo são os livros da J. K. Rolling. Eu adoro a série Harry Potter, mas ODEIO A MANIA que a J. K. tem de de explicar todos os mistérios nas últimas 30 páginas do livro, tanto que o 7º livro ficou daquele jeito atabalhoado ¬¬

Portanto, quando forem analisar o critério Evolução das fics do Desafio, observem se as autoras tiveram a preocupação de seguir uma linha de desenvolvimento que levem você a se sentir bem com o que está lendo:

1) Sem ficar impaciente para que aconteça alguma coisa;
2) Ou mesmo você grite ao final: como assim? Ficou Tudo "jogado"!!!

É mais ou menos isso, hoje estou sem inspiração para escrever. Se tiverem muitas dúvidas, eu volto ao assunto, ok, meninas (os)?

Bjão, Ilía

Um comentário:

  1. bem... acho que depois disso ficou mais claro, não? xD


    e essa imagem do fim me fez rir muito *rolandoainda*

    ResponderExcluir